QUAL CAMINHO DEVO SEGUIR?
Sempre que eu faço essa pergunta, lembro do diálogo de Alice e Gato Cheshire em Alice no País das Maravilhas:
Alice perguntou: Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
E quantas vezes nós não queremos terceirizar essa responsabilidade de escolha ao outro? Ou optamos por não escolher, sem tomar consciência de que não escolhemos também é uma escolha.
Em alguns dias chegará o dia do ENEM e muitos estudantes ficam inseguros qual curso escolher. A escolha deve ser de maneira clara, consciente e com bastante cuidado pois é uma decisão equivocada afeta negativamente a autoestima do sujeito, o que dificulta encontrar o melhor caminho para a tão almejada realização profissional.
Compreende que o processo da adolescência é conturbado por milhões de fatores biológicos. Será que um jovem de 15 a 20 anos tem a responsabilidade de fazer uma decisão inteligente sobre a carreira que exercerá durante os próximos anos? Será que vale a pena investir tempo em 5 anos de algo que não tenho certeza que quero? Será que vale a pena investir em algo que estou fazendo porque meus pais acham que sabe o melhor para mim? Será que eu sei o que é melhor para mim?
No processo de Orientação Profissional é desenvolvido o autoconhecimento e é coletado sobre a área que deseja atuar, contato com relato de profissionais que atuam na área, além compreender e nomear os fatores emocionais e estressores que antecedem o ENEM ou a prova do Vestibular.
Agende seu horário sem compromisso para entender o processo de Orientação Profissional.
Autor
Elias Jefoni | Orientador Profissional